- Teacher: Eugenia Flora Rosa Cossa
- Teacher: Elias Noé Manjate
- Teacher: Marta Isabel Maria do Rosário Mendonça
- Enrolled students: 16
Tendências Contemporâneas do Pensamento Educacional: Docência, Currículo, Diversidade e Aprendizagem
O Módulo sobre Tendências Contemporâneas do Pensamento Educacional: Docência, Currículo, Diversidade e Aprendizagem terá três (03) momentos que designamos por partes:
- A 1ª PARTE, com a duração de 10 horas lectivas, vai debruçar-se sobre a docência e irá problematizar os processos de formação do professor relacionando-os com os projectos societais. Vai, igualmente, analisar as práticas docentes e o seu impacto na formação de professores.
- A 2ª PARTE, com a duração de 12 horas lectivas, vai debruçar-se sobre Currículo. Irá examinar as teorias curriculares, relacionando-as com a história e filosofia da educação. Vai formular juízos de valor sobre os aspectos socio-culturais subjacentes ao currículo;
- A 3ª PARTE, com a duração de 10 horas lectivas, vai fazer uma reflexão sobre os direitos humanos, diversidade, acessibilidade, desenho universal e autonomia. Vai examinar, de forma crítica, a questão da diversidade e inclusão.
- Teacher: Domingos Carlos Buque
- Teacher: Eugenia Flora Rosa Cossa
- Teacher: Azevedo Baptista Nhantumbo
- Enrolled students: 13
- Teacher: Isabel Maria Alcada P. C. Casimiro
- Teacher: Boavida Júlio Tai Chissaque
- Teacher: Dacia Alzira De Augusto Correia
- Teacher: Dácia Carolina da Conceição Correia
- Teacher: Marta Isabel Maria Do Rosario Mendonca
- Teacher: Marta Isabel Maria do Rosário Mendonça
- Enrolled students: No students enrolled in this course yet
- Teacher: Jamisse Taimo
- Teacher: Octávio José Zimbico
- Enrolled students: No students enrolled in this course yet
- Teacher: Domingos Carlos Buque
- Teacher: Jose Blaunde Patimale
- Enrolled students: No students enrolled in this course yet
- Teacher: Antonio Cipriano Parafino Goncalves
- Enrolled students: 7
- Objectivos do Módulo
Este módulo aborda aspectos ligados ao âmbito e contexto da pesquisa. Trata-se de um módulo que se ocupa das variadas formas de investigação aplicadas aos fenómenos e realidades educacionais. Os métodos e técnicas de investigação na área da educação são aplicados com o intuito de conhecer a realidade educacional. Seleccionados e manejados adequadamente, estes métodos e técnicas possibilitam o esclarecimento rigoroso e cauteloso do objecto em estudo, oferecendo uma compreensão global e uma interpretação apurada de situações educacionais.
- Resultados esperados
Ao completar este módulo, o estudante deverá ser capaz de:
- identificar, aplicar e discutir alguns métodos e técnicas comumente usadas na investigação social, em particular no âmbito da realidade educacional;
- planificar, conceber e implementar um projecto de investigação na área da educação.
- Teacher: Augusto Joaquim Guambe
- Teacher: Inocente Vasco Mutimucuio
- Enrolled students: 9