- Professor: Eugenia Flora Rosa Cossa
- Professor: Elias Noé Manjate
- Professor: Marta Isabel Maria do Rosário Mendonça
- Alunos inscritos: 16
Tendências Contemporâneas do Pensamento Educacional: Docência, Currículo, Diversidade e Aprendizagem
O Módulo sobre Tendências Contemporâneas do Pensamento Educacional: Docência, Currículo, Diversidade e Aprendizagem terá três (03) momentos que designamos por partes:
- A 1ª PARTE, com a duração de 10 horas lectivas, vai debruçar-se sobre a docência e irá problematizar os processos de formação do professor relacionando-os com os projectos societais. Vai, igualmente, analisar as práticas docentes e o seu impacto na formação de professores.
- A 2ª PARTE, com a duração de 12 horas lectivas, vai debruçar-se sobre Currículo. Irá examinar as teorias curriculares, relacionando-as com a história e filosofia da educação. Vai formular juízos de valor sobre os aspectos socio-culturais subjacentes ao currículo;
- A 3ª PARTE, com a duração de 10 horas lectivas, vai fazer uma reflexão sobre os direitos humanos, diversidade, acessibilidade, desenho universal e autonomia. Vai examinar, de forma crítica, a questão da diversidade e inclusão.
- Professor: Domingos Carlos Buque
- Professor: Eugenia Flora Rosa Cossa
- Professor: Azevedo Baptista Nhantumbo
- Alunos inscritos: 13
- Professor: Isabel Maria Alcada P. C. Casimiro
- Professor: Boavida Júlio Tai Chissaque
- Professor: Dacia Alzira De Augusto Correia
- Professor: Dácia Carolina da Conceição Correia
- Professor: Marta Isabel Maria Do Rosario Mendonca
- Professor: Marta Isabel Maria do Rosário Mendonça
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina
- Professor: Jamisse Taimo
- Professor: Octávio José Zimbico
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina
- Professor: Domingos Carlos Buque
- Professor: Jose Blaunde Patimale
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina
- Professor: Antonio Cipriano Parafino Goncalves
- Alunos inscritos: 7
- Objectivos do Módulo
Este módulo aborda aspectos ligados ao âmbito e contexto da pesquisa. Trata-se de um módulo que se ocupa das variadas formas de investigação aplicadas aos fenómenos e realidades educacionais. Os métodos e técnicas de investigação na área da educação são aplicados com o intuito de conhecer a realidade educacional. Seleccionados e manejados adequadamente, estes métodos e técnicas possibilitam o esclarecimento rigoroso e cauteloso do objecto em estudo, oferecendo uma compreensão global e uma interpretação apurada de situações educacionais.
- Resultados esperados
Ao completar este módulo, o estudante deverá ser capaz de:
- identificar, aplicar e discutir alguns métodos e técnicas comumente usadas na investigação social, em particular no âmbito da realidade educacional;
- planificar, conceber e implementar um projecto de investigação na área da educação.
- Professor: Augusto Joaquim Guambe
- Professor: Inocente Vasco Mutimucuio
- Alunos inscritos: 9