Comunicação Oral e Escrita

I - OBJECTIVOS GERAIS

i) Desenvolver e aperfeiçoar as competências de compreensão e expressão oral e escrita nas diversas situações de comunicação.

iii) Escrever textos com intensões comunicativas diversificadas, com correcção e clareza.

iii) Desenvolver e consolidar aspectos de funcionamento da língua necessárias ao processo de revisão e auto-edição das produções orais e escritas.

II - RESULTADOS ESPERADOS

No final deste programa, o aluno deve ser capaz de:

i) Comunicar fluentemente na língua portuguesa;

ii) Expressar oralmente e por escrito, com clareza, correcção e precisão;

iii) Fazer exposições orais e escritas sobre temas da actualidade, da vida corrente e da especialidade do curso, com coerência, clareza e rigor;

iv) Discutir temas de actualidade, da vida corrente e da especialidade do curso com clareza, correcção e precisão.

III - INDICAÇÕES METODOLÓGICAS

A perspectiva metodológica geral subjacente ao programa pressupõe que se privilegiem metodologias activas e diversificadas, colocando o estudante no centro do processo do ensino-aprendizagem, dando prioridade à produção de textos orais e escritos. Deste modo, prevê-se a intervenção moderada e intercalada do docente com a apresentação de algumas aulas expositivas, cabendo ao estudante, consoante os objectivos preconizados no programa, uma maior oportunidade de realização oral e escrita em língua portuguesa. Para tal, as actividades programadas pelo docente deverão ser, também, direccionadas à intervenção activa e participativa do sujeito se aprendizagem.