Nos dias que correm, a Rádio e a Televisão são alguns dos principais meios de comunicação em massa, desde a sua descoberta nos finais do século XIX e década 20 do séc. XX, respectivamente, sendo por isso, imprescindível que os estudantes adquiram principais conhecimentos sobre seu funcionamento, desde uma série de desafios cronológicos, invenções, até as descobertas que levaram ao actual estágio tecnológico.
O desenvolvimento tecnológico nas rádios e nas televisões, na área de produção de conteúdos e de transmissão de sinais, contribuíu imenso para elevar, de forma astronómica, o nível imensurável de desenvolvimento global das sociedades.
Hoje, com a convergência dos sistemas de comunicação por meio de técnicas de digitalização do sinal, assiste-se à uma avalanche de inovações tanto para sinais de radiofreqência (rádios online por exemplo), bem como para os sinais de TV digitais, todos aliados à uma dependência total a que o Homem está sujeito, pois pequena falha no fornecimento de energia eléctrica, a vida humana quase que pára: whatsapp não funciona; serviços bancários páram; telefonia móvel pára; equipamentos hospitalares páram, etc. Daí a necessidade de o estudante ter que dominar a ciência, da qual o funcionamento destas tecnologias acima referenciadas dela depende.
Assim, a cadeira de Sistemas de Rádio e Televisão (SRTV) aplica os conhecimentos adquiridos nas cadeiras de Electrónica Analógica, Ondas Electromagnéticas e Linhas de Transmissão, Electrónica Digital, Sistemas de Comunicação, Antenas e Propagação de Ondas, e outros conhecimentos da Física e da Electrónica, no geral.
Devido ao advento da integração em larga escala, a abordagem recorrendo a caixas pretas é cada vez mais importante, mesmo no ensino mais especializado. Os sistemas são cada vez mais complexos e a disponibilidade de subsistemas "empacotados" em circuitos integrados (CIs) aumenta todos os dias. A capacidade para utilizar uma caixa preta tem mais a ver com a compreensão das especificações do seu desempenho, do que do detalhe dos circuitos envolvidos. A Rádio e, em especial, a Televisão ganham vantagem pela sua abrangência informativa e de entretenimento. Devido ao rápido e franco desenvolvimento destes meios, urge a necessidade de conhecermos o áudio, a rádio, bem como a televisão; nas suas variadas formas de apresentação e de utilização.
O desenvolvimento tecnológico nas rádios e nas televisões, na área de produção de conteúdos e de transmissão de sinais, contribuíu imenso para elevar, de forma astronómica, o nível imensurável de desenvolvimento global das sociedades.
Hoje, com a convergência dos sistemas de comunicação por meio de técnicas de digitalização do sinal, assiste-se à uma avalanche de inovações tanto para sinais de radiofreqência (rádios online por exemplo), bem como para os sinais de TV digitais, todos aliados à uma dependência total a que o Homem está sujeito, pois pequena falha no fornecimento de energia eléctrica, a vida humana quase que pára: whatsapp não funciona; serviços bancários páram; telefonia móvel pára; equipamentos hospitalares páram, etc. Daí a necessidade de o estudante ter que dominar a ciência, da qual o funcionamento destas tecnologias acima referenciadas dela depende.
Assim, a cadeira de Sistemas de Rádio e Televisão (SRTV) aplica os conhecimentos adquiridos nas cadeiras de Electrónica Analógica, Ondas Electromagnéticas e Linhas de Transmissão, Electrónica Digital, Sistemas de Comunicação, Antenas e Propagação de Ondas, e outros conhecimentos da Física e da Electrónica, no geral.
Devido ao advento da integração em larga escala, a abordagem recorrendo a caixas pretas é cada vez mais importante, mesmo no ensino mais especializado. Os sistemas são cada vez mais complexos e a disponibilidade de subsistemas "empacotados" em circuitos integrados (CIs) aumenta todos os dias. A capacidade para utilizar uma caixa preta tem mais a ver com a compreensão das especificações do seu desempenho, do que do detalhe dos circuitos envolvidos. A Rádio e, em especial, a Televisão ganham vantagem pela sua abrangência informativa e de entretenimento. Devido ao rápido e franco desenvolvimento destes meios, urge a necessidade de conhecermos o áudio, a rádio, bem como a televisão; nas suas variadas formas de apresentação e de utilização.
- Teacher: Roxan ArÁ Cadir
- Teacher: Roxan Ará Cadir
- Enrolled students: No students enrolled in this course yet