Licenciatura em Física

Didáctica da Física

Ao concluir esta disciplina os estudantes devem ser capazes de:

 1.   Compreender e explicar os necessários fundamentos didáctico-teóricos sobre o ensino da Física;

 2.  Aplicar os métodos, técnicas e estratégias de ensino e de investigação relevantes e apropriados para melhorar a qualidade do ensino da Física;

 3.  Aplicar as suas habilidades e competências na produção de materiais didácticos para posterior uso em salas de aulas de Física.

Física Estatística
Objectivos Gerais

1) Conceber a base teórica de descrição e de estudo dos fenómenos macroscópicos em termos dos modelos estatísticos.
2) Aplicar os conhecimentos de Física Estatística a fim de tratar os problemas práticos relacionados com as propriedades dos sistemas macroscópicos.
Mecânica dos Meios Contínuos

Ao concluir esta disciplina os estudantes devem:

1.  Conhecer a natureza e comportamento específicos de escoamento de fluidos líquidos e gasosos;

2. Conhecer os conceitos básicos da mecânica de fluidos e estabelecer relação com outros meios contínuos;

3. Saber aplicar os conceitos de mecânica de fluidos na descrição, interpretação e modelação de escoamento de fluidos em problemas de meteorologia, oceanografia, aeronáutica, engenharia mecânica, engenharia civil e engenharia marinha, entre outros.  nos.

Mecânica Quântica
A  Mecânica Quântica é a disciplina que nem só estuda os fenómenos principais do micromundo (electrões, átomos, moleculas e etc.) mas cria a base sólida para iniciar o estudo da maioria das disciplinas da especialidade. Formar o conhecimento sólido das leis quânticas do micromundo e das suas ligações com as propriedades físicas macroscópicas da natureza é a tarefa global de todo o curso.Este curso lecciona-se depois dos cursos de Mecânica Analítica e Métodos da Física Matemática. A ligação estreita com eles é necessária pois eles formam a base mínima do curso da Mecânica Quântica.
  • Professor: Volodymyr Chernysh
  • Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina