Ciências Naturais e Ambiente-Pós Laboral

A disciplina de Ciências Naturais e Ambiente tem a ver com o processo de concepção, análise e abordagens didácticos-pedagógicos de assuntos educacionais que incluem a educação ambiental, entendida como uma forma intencional de proporcionar uma aprendizagem holística, com base em metas previamente definidas. Esta disciplina tem como finalidade proporcionar aos estudantes uma oportunidade de consolidação de vários conhecimentos teórico-práticos, estratégias e linhas gerais de orientação para a concepção e análise de materiais curriculares e instrucionais. Os conteúdos da disciplina estão relacionados com vários tipos de aprendizagem abordados nos níveis anteriores quer na sala de aulas e/ou estágios práticos.

Espera-se que as experiências de aprendizagem resultem no desenvolvimento das seguintes competências, entre outras:

  • Aplicar conhecimentos, sensibilidade e competências relacionados com a educação ambiental no âmbito da concepção e análise de materiais curriculares e/ou instrucionais na área de educação no geral e ciências naturais em particular;
  • Conceber estratégias para o desenho de materiais curriculares/instrucionais que estimulam o enfoque de educação ambiental durante o ensino e aprendizagem no seu todo e em particular nas áreas de ciências naturais.
  • Conhecer o espaço de complementaridade entre o meio ambiente e as ciências naturais e vice-versa.
  • Avaliar os materiais instrucionais, curricula na concepção de conteúdos de educação ambiental.

A dinâmica da disciplina incluí actividades presenciais, virtuais e práticas.

Gestão de Projectos Educativos -Pós Laboral

A disciplina de GPE visa dotar o estudante com conhecimentos sobre conceitos básicos sobre planificação, organização, regulação e controle de projectos educativos.

Resultados de aprendizagem:
Ao terminar a disciplina, o estudante deverá ser capaz de:
• Planificar, alocar e gerir finanças de acordo com os procedimentos apropriados e consistentes com os objectivos da Organização;
• Criar e implementar estruturas eficazes de gestão, redes e processos que articulem papéis e responsabilidades com as prioridades da Organização;
• Usar processos apropriados de revisão, monitorização e avaliação e comunicar os resultados aos intervenientes externos;
• Utilizar modelos de gestão de projectos e sistemas de controlo de qualidade para alcançar objectivos da Organização;
• Promover a organização de vários moldes;
• Mobilizar apoio de intervenientes relevantes (decisores, administradores, estudantes, pais, comunidade e agentes económicos) para aperfeiçoar o funcionamento da Organização.